7º ano: História e emoções (uma atividade imersiva)

Muitos já ouviram falar sobre conhecimentos prévios, aqueles trazidos pelos alunos, e que ajudam a tornar uma aula mais dinâmica e interessante, antes da assimilação dos novos conceitos.

Pois bem. Os alunos do 7º ano, ao invés de compartilharem conhecimento prévios, foram estimulados a descobrir emoções, sensações e reações prévias, que se aproximassem das experimentadas pelos povos das Américas, no contexto da colonização espanhola, numa atividade imersiva e sensorial.,

Inicialmente, deitados e com olhos fechados, foram incentivados a pensar no ambiente familiar, nos espaços favoritos de casa, na convivência com os pais e irmãos, na atmosfera de harmonia em que vivem.

Em seguida, pela professora, ouviram os relatos sobre a chegada dos espanhóis, as alterações impostas pelos colonizadores, e como afetaram o convívio com a família, a linguagem, a religião e o modo de produção.

Medo, angústia, raiva e incertezas foram as emoções compartilhadas pelos alunos, já de olhos abertos, não muito diferentes das sentidas pelas populações, no período da colonização das Américas.

Essa foi uma maneira de iniciar os estudos sobre o tema e aprender mais sobre etnocentrismo.

plugins premium WordPress