Proposta Pedagógica e Filosofia da Escola Paulista

Entendemos que a educação é um processo contínuo, no qual existem transferências de informações que, individualmente, se constituem em conhecimento, quando do estabelecimento de relações com as percepções e vivências de cada um.

1 - Concepção de Mundo

A Escola, enquanto instituição formativa e informativa, estrutura a conscientização e formação dos alunos, potencializando-os para uma ação efetiva e coletiva que vise ao bem comum da humanidade. Diante dos acontecimentos progressivos e evolutivos, essa ação irá ocorrer de forma contínua, quer sejam eles nos aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais ou científico-tecnológicos.

Acreditamos que, para vivermos num mundo melhor, precisamos que todos tenham a consciência de que são necessárias igualdade e justiça social; que, economicamente, as pessoas possam ter, no mínimo, as mesmas possibilidades de viverem dignamente; que politicamente o país/mundo seja governado por pessoas realmente comprometidas com uma adequada administração dos bens pertencentes à nação; culturalmente, que todos possam ter acesso às mais diversas informações, provenientes de quaisquer fontes, para que ampliem o conhecimento, de modo que assim, seja possível a percepção e a participação de todos no avanço científico-tecnológico que hoje vivemos, mas que ainda não beneficia a grande maioria.

2 - Concepção de Homem

(pessoal, profissional e cidadão)

Sendo o homem o grande agente transformador de sua própria história e do meio em que vive, terá ele que possuir a convicção e o discernimento do certo e do errado, do bem coletivo e do individual. Isso só será possível quando for conhecedor de si mesmo e estabelecer parâmetros de análise do mundo em que vive.

Conhecendo a si, seu caráter, seus desejos, suas limitações e suas potencialidades, será, então, possível sua comunicação e convivência com as outras pessoas.

Conhecedor de si, e assegurado por uma educação que o tenha estimulado a buscar, constantemente, caminhos diferentes e alternativos, poderá ter uma formação profissional à sua livre escolha, e certamente seu desempenho será satisfatório e muito mais significativo.

Acreditamos que através desses meios, teremos contribuído para a formação de um cidadão conhecedor de seus direitos e deveres, que irá contribuir para a criação de um mundo melhor.

3 - Concepção de Educação

Educação é o desenvolvimento das faculdades físicas, emocionais, morais e intelectuais do ser humano.

Isso significa que a educação deve contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa, nos aspectos físicos, cognitivos, afetivos; de relacionamento e responsabilidade social. Todo ser humano deve ser preparado para elaborar pensamentos autônomos e críticos, para formular os seus próprios juízos de valor de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida.

Dessa maneira, entendemos por educação um processo contínuo, no qual existem transferências de informações que, individualmente, se constituem em conhecimento, quando do estabelecimento de relações com as percepções e vivências de cada um. O conhecimento não pode ser transferido, mas construído pelo homem na sua relação com os outros e com o mundo.

A Escola, diante dessa visão de educação como processo contínuo, tem uma importante missão:

a) Possibilitar que o aluno tenha domínio dos instrumentos de armazenamento, divulgação de informações e da história de suas elaborações, como início de um processo de comparação que embasará a compreensão pessoal de fatos e ideias, a escolha criteriosa e a autonomia de ação socialmente consequente. O que se pretende hoje é que cada um aprenda a compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, a ser autônomo na capacidade de discernir, a ter sentido crítico e curiosidade intelectual.

a) Possibilitar que o aluno tenha domínio dos instrumentos de armazenamento, divulgação de informações e da história de suas elaborações, como início de um processo de comparação que embasará a compreensão pessoal de fatos e ideias, a escolha criteriosa e a autonomia de ação socialmente consequente. O que se pretende hoje é que cada um aprenda a compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, a ser autônomo na capacidade de discernir, a ter sentido crítico e curiosidade intelectual.

b) Incentivar o aluno a transformar ideias e propostas em ações, inserindo-o produtivamente na construção de uma sociedade justa e solidária.

c) Desenvolver as competências indispensáveis à vida comunitária, ressaltando a importância da solução negociada e pacífica de conflitos, a indispensável postura de compreensão e convivência com diferenças de diversas ordens.

d) Estimular o aluno a aprender a ser, a lidar com o erro e com suas limitações, para melhor desenvolver sua personalidade e estar à altura de agir cada vez mais com maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal.

Para tanto, a Escola deve desenvolver uma ação pedagógica contextualizada social e historicamente, incentivando posturas ativas de compromisso e participação, nas quais o conhecimento e culturas desenvolvidos pela humanidade são respeitados, difundidos e aprofundados, permitindo aos seres humanos uma vida plena, dirigida à felicidade pessoal e ao bem comum.

4 - Missão da Escola

Formar indivíduos que, valendo-se de seus conhecimentos, sejam capazes de tomar decisões conscientes; que sejam críticos, criativos, colaboradores e transformadores da sociedade; que respeitem a si, aos outros e ao meio em que vivem.

Cada um aprende por caminhos pessoais, através das informações, construindo um saber próprio que, ao ser difundido e mostrar-se útil à coletividade, passa a ser propriedade de todos e, portanto, conhecimento.

5 - Proposta Educacional

Oferecer uma educação endereçada à formação integral da criança e do adolescente, orientada no sentido de possibilitar-lhes atingir a plena realização de sua humanidade.

Através de um planejamento curricular com ênfase na continuidade e progressão de aprendizagens, desenvolvem-se a observação, reflexão, criação, julgamento e decisão como bases para um convívio cooperativo, que reconheça a importância dos valores culturais, cívicos, éticos, morais, de amor à vida e ao próximo

Pelas exigências da realidade social e pelas profundas renovações culturais, características de nossa época, todos esses valores, além de trabalhados nos diversos conteúdos programáticos, recebem atenção especial através de projetos específicos, orientados e acompanhados por professores e Equipe Pedagógica, sempre de acordo com a maturidade das turmas.

plugins premium WordPress